nossa história

um pouquinho de como chegamos até aqui

Nós, Wendy e Eduardo, nos conhecemos na PUC/SP, fomos da mesma sala do curso de Direito, turma de 1995. Estamos juntos desde 1998. Nosso primeiro filho de quatro patas não foi um corgi, mas sim um golden retriever, o Butch, que foi o presente de Natal do Edu em 2003 e chegou em casa no comecinho de 2004. Butch nos trouxe novos amigos e nos apresentou o mundo das exposições de cães. Foi justamente na Exposição Mundial de 2005, que aconteceu em Buenos Aires, onde se apresentava a Apple, nossa segunda golden, que vimos um corgi pela primeira vez e nos apaixonamos.

Em 2005 mesmo, trouxemos dos EUA nossa primeira corgi, a Nic (Foxllyn Golden Angel), que foi mesmo um anjo nas nossas vidas e nos fez ficar encantados com a personalidade das raposinhas, muito diferente do que estávamos acostumados com nossos goldens. Corgis são companheiros e amorosos, porém mais independentes. E são divertidos, inteligentes e voluntariosos. Costumamos dizer que são “big dogs in small packages”.

Fomos buscar nos Estados Unidos a Aria (Otrek Prima Donna), a Tagg (Otrek Funny Cide) e o Copper (Otrek Remember Me). Mas dessa vez junto da criadora que até hoje é nossa mentora que amamos demais (e American Kennel Club Breeder of Merit), Karen Skaggs. E foi aí que tudo realmente começou.

Chegou o Billy, que foi o primeiro corgi que nasceu aqui em casa e o começo da nossa criação. Não à toa, o seu nome de pedigree é “Magic Grove It’s Just the Beginning”. Ele nos ensinou tanto. Com ele aprendemos a tratar todo mundo com respeito à individualidade, sermos mais pacientes e ainda mais focados nas necessidades dos nossos corgis. Billy partiu no final de 2021, ficando muita saudade. Era uma liderança firme, porém amistosa. Teve um montão de filhos maravilhosos e deixou um lindo legado. 

Nasceu nossa segunda ninhada de corguinhos, filhos de Tagg e Copper. Todo mundo foi registrado com nomes do universo do Peter Pan e fadinhas (rsrs). Foram dois meninos e cinco meninas e ali estavam as três que seguiriam com a gente e dariam continuidade ao Magic Grove: Bianca (Magic Grove Tinkerbell), Elizabeth (Magic Grove Fairy Mary) e KitKat (Magic Grove Iridessa). Curiosidades: 1. naquela época, bem pouca gente sabia o que era um corgi no Brasil, então, também por isso ficamos com três filhotes conosco. 2. tudo era novo pra gente também, havia dois “fluffies” (corgis com pelagem exuberante, porém fora do padrão oficial da raça, mais longa e de textura lanosa), que só fomos reconhecer depois de um mês e meio de idade (hoje já detectamos na primeira semana). 

Pela primeira vez, enviamos um corgi nosso para fora do país, o Todd, filho do Copper. Antes de viajar, o apresentamos em exposições aqui no Brasil e ele chegou a ganhar como Melhor do Grupo Jovem e se posicionou como 5º melhor cão jovem da mesma exposição. Essa foto é justamente desse dia tão feliz. Todd primeiro viveu nos Estados Unidos, onde somou pontos e se consagrou campeão americano e teve filhotes. Depois, foi para a Austrália, onde também participou de competições e fechou o campeonato australiano, e foi padreador. Todd é o avô de um de nossos machos em atividade, o Haden.

Nosso foco está em criar corgis cada vez melhores, em todos os aspectos. Por isso, sempre atentos à qualidade  da nossa linhagem, frequentemente agregamos novos cães, criteriosamente selecionados, ao nosso plantel. Em 2011, trouxemos para nossa casa a Lyra, nascida nos Estados Unidos, porém com parte do sangue vindo da Noruega, de um dos mais sérios e respeitados criadores europeus (Siggen Kennel). 

Nossos corgis estamparam as embalagens de ND. Bianca foi a estrela das versões de alimento para adulto e Jack e Zeca encheram de fofura as versões de alimento para filhotes, que estiveram no mercado com esse layout por uns bons anos.

Em fevereiro de 2015, nasceu uma ninhada especial. Não porque foram filhotes muito diferentes, nem nada nesse aspecto, mas porque essa foi a ninhada dos Unicorgis. A tutora de um dos filhotinhos nos pediu para ter contato com os tutores dos outros irmãozinhos e, ao final, acabou surgindo um grupo super unido, de amizade verdadeira e que se apoia em situações da vida que vão além dos cães. E essa foi a semente do que hoje chamamos de “Magic Grove Family”, uma rede de amizade, amor e apoio, através da qual trocamos fotos e dicas, dividimos descobertas e até aflições, marcamos encontros e onde estamos permanentemente presentes, para o que quer que seja. De tudo o que a criação de corgis significa em nossas vidas, ver que um pouco da nossa energia (no caso, cada um dos nossos filhotes) se propaga e frutifica em felicidade é a maior de todas as recompensas.

Mais uma vez, viajamos para trazer sangue novo. Não apenas isso, realizamos o sonho de ter em nossa casa, durante pouco mais de um ano, o Rupert (Pemcader Bob the Builder). Rupert é nascido na Inglaterra, mas o buscamos nos Estados Unidos, já campeão americano e com todos os exames genéticos de saúde feitos. Além disso, é bobtail natural (nascido sem a cauda, podendo transmitir essa característica para sua prole) e fluffy free. Para completar, um de seus sobrinhos foi melhor da raça em Crufts, uma das maiores e mais prestigiosas exposições de cães do mundo, realizada na Inglaterra pelo tradicional The Kennel Club.

Nossa matriarca, a Aria, mãe do Billy e avó de tantos, cruzou o arco íris, deixando muita saudade. Essas são as últimas fotos que temos dela, do dia em que ela partiu, aos 14 anos.

Mais uma vez, mantendo nosso foco em fazer sempre melhor, Haden e Vera chegaram até nossa família. A Vera (Otrek Poetry) é americana e veio para abrir os horizontes, uma linha toda nova, trazendo novas qualidades e saúde. O Haden (Cuuchin Heez Aussie by Design) foi como uma volta ao começo, pois ele é bisneto do nosso primeiro corgi macho, o Copper. Haden nasceu na Austrália e é neto do Todd, aquele primeiro corgi que exportamos, em 2009. Antes de chegar ao Brasil, Haden passou um ano e meio com nossa parceira Karen, nas mãos de quem participou de exposições e conquistou o título de campeão americano. Também por lá, teve filhotes excelentes, dentre eles o Floki (Otrek Footprints in the Snow), um dos maiores campeões e padreadores da raça na Europa atualmente.

Mais uma exportação. Pelé (Magic Grove Otrek American Dream) seguiu para Moscou.

Durante a pandemia COVID19, passamos por grandes desafios. O período de isolamento social nos permitiu estar presentes de maneira intensa em momentos muito importantes das vidas de nossos corgis. Entre 2020 e 2021, nos despedimos de nossa primeira geração. Copper, Tagg, as irmãs Elizabeth e Bianca (e também Kitkat, que há anos vivia com a amiga Silvia Wada), Pepper e, por fim, Billy. Não foi uma época fácil, a saudade de cada um deles ainda é enorme, mas a certeza de que fizemos o nosso melhor nos conforta e somos extremamente gratos pela luz que foi a sua passagem por nossas vidas… até nos encontrarmos novamente.

Magic Grove, do Brasil para o mundo! Os dois irmãos, Dash (Magic Grove In Good Company) e Rio (Magic Grove It Happened One Night), seguiram para os Estados Unidos, no propósito de brilhar e ter filhotes lindos.

Para celebrar a família que construímos através dos nossos corgis e a nossa “maioridade” como criadores (completamos 18 anos!), organizamos um encontro, só de corguinhos Magic Grove e seus tutores, que foi demais. No Clube Salatino, um espaço delicioso (e com a ajuda do amigo Rochester Oliveira), reunimos mais de 50 corgis e 150 pessoas, com muitas atividades, diversão, comida e bebida boa, caminhada por uma trilha na mata até a pista de lure cursing, onde todo mundo pôde testar suas habilidades. Foi o início do MAGIC GROVE CORGI DAY, que já teve uma segunda edição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também em 2022, criamos, em parceria com a designer Nana Izique, estampas com base em fotos reais de nossos corgis e, a partir delas, desenvolvemos os primeiros produtos da nossa Magic Grove Shop.

 

 

 

 

O primeiro encontro foi tão maravilhoso, que organizamos uma segunda edição. O 2º MG CORGI DAY aconteceu com parceria e nas instalações da Escola de Treinamento Estrelas Animais, aqui em São Paulo. Teve mini aula pra turminha fazer um percurso de obstáculos e aprender vários truques, teve sorteio com muita coisa super bacana, comida e bebida boa (lógico!) e um workshop com dicas valiosíssimas de treinamento para corgis, com o expert Luís “Estrelas” Oliveira.

E virou tradição! Agora, todo ano tem MAGIC GROVE CORGI DAY!